Como captar lead de graça e dentro das regras da LGPD

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Conseguir atrair leads (pessoas interessadas num produto ou serviço, e que preenchem formulários com seus dados) para o seu e-commerce é um dos principais objetivos de quem trabalha na Internet. Porém, nem sempre é algo fácil de fazer, ainda mais se for de maneira completamente gratuita.

E, mais: é preciso ficar atento se essa captação de leads atende às normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Como fazer, então? Bem, daremos algumas dicas a seguir, além de falarmos sobre a LGPD.

De que se trata a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Lei de nº 13.709/2018, a LGPD, como o próprio nome já sugere, foi criada com o intuito de regular atividades que tivessem a ver com o tratamento de dados pessoais de terceiros. Além disso, ela altera os artigos 7º e 16º do Marco Civil da Internet.

Essa lei foi necessária pelo fato do Brasil passar a fazer parte das nações que possuem uma legislação específica quanto à proteção de dados pessoais de seus cidadãos. Tal parte da legislação assegura alguns pontos fundamentais a todas as pessoas, como o respeito à privacidade, à autodeterminação informativa e à liberdade de informação.

Também reforça, entre tantos fatores importantes dentro do universo da Internet, a importância da defesa do consumidor nesse meio, sendo nesse aspecto que entra a questão da captação de leads.

Afinal, como se trata de um recurso que visa pegar informações dos clientes para lhes enviar notificações (como promoções e coisas do tipo), além de permitir aos empreendimentos virtuais que se tenha um banco de dados de seus consumidores, é necessário que essa prática esteja completamente de acordo com a legislação vigente.

Como alguns empreendimentos acabam optando por serviços de leads pagos, muitos destes acabam não seguindo as normas da LGPD, o que pode gerar transtornos futuros. Porém, existem opções seguras. É o que mostraremos agora.

Optyn: uma ferramenta gratuita e segura

Dentre os serviços que oferecemos aos nossos clientes, um deles é justamente o Optyn, que permite a captação de leads de maneira simples e sem transtornos. Através de gatilhos programados por inteligência artificial, esse recurso permite um cadastro de clientes seguro em todos os níveis.

Depois de feita a captação dos leads, a estratégia continua com o sistema de e-mail retargeting, ou mesmo através de um sistema CRM. Dessa forma, o contato com o cliente que preencheu o seu cadastro de maneira correta fica garantido e mais dinâmico.

O que isso traz de útil? Além da ferramenta ser gratuita, ela consegue melhorar a experiência do cliente, que irá se sentir mais integrado à empresa onde fez a sua compra, num nível de interação que hoje é tendência e é necessário para o sucesso de todo e qualquer empreendimento virtual.

Fora tudo isso, o nosso Optyn tem como vantagem analisar a quantidade de leads gerados (o que é ótimo para relatórios sazonais), além de usar um sistema inteligente que se adapta no ritmo de consumo da audiência.

Conclusão

A geração e captação de leads são fundamentais para a área do marketing digital nas empresas, pois permite uma comunicação mais integrada com os consumidores. É uma tendência que, na verdade, já virou regra. Porém, alguns, por optarem por serviços gratuitos desse tipo, acabam não percebendo que podem estar indo contra a legislação vigente.

E essa legislação, que esta na forma da LGPD, veio pra melhorar o tratamento que as empresas dão à sua base de dados. Caso a captação de leads seja feita de maneira correta (com base na lei), o marketing das empresas só tem a ganhar, e até mesmo áreas como o Marketing de Conteúdo tenderão a ganhar, já que o relacionamento empresa-cliente estará mais transparente.

E, usando ferramentas gratuitas e dentro da legalidade como o Optyn, melhor ainda.

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