O estoque encalhou? Aprenda a impulsionar as vendas de produtos parados

Categories Sem categoria

Ter uma boa reserva de estoque é fundamental em qualquer negócio online. Porém, ter esse mesmo estoque encalhado (por qualquer motivo que seja) também é um problema, especialmente se os produtos possuírem data de validade e forem perecíveis.

No entanto, existem métodos que podem ajudar a escoar o excedente de um estoque, por maior que ele esteja. São essas dicas que daremos a seguir.

Tenha relatórios constantes de seus produtos

Primeiro de tudo, para escoar o estoque excedente, é necessário saber minuciosamente o que tem nele. Pra isso, é preciso um relatório que mostre, de maneira detalhada, os itens que têm menor e maior rotatividade. Ou seja, a partir dessas informações, dá pra saber quais os produtos que devem ter uma atenção especial da sua parte.

Fora o fato de que, através desse relatório, você poderá saber por quanto tempo certos itens estão parados, e por qual motivo. Esses motivos podem ser desde preços elevados em relação ao mercado em geral, a reclamações dos clientes em relação aquele item específico.

Assim, sabe-se, de antemão, quais são os produtos que deverão ser incluídos numa ação especial para serem vendidos mais rapidamente.

Faça ofertas relâmpago e liquidações

A curto prazo, uma das melhores maneiras de se livrar do estoque encalhado é por meio de promoções especiais. Porém, essas promoções têm que ser bem chamativas, a fim de impulsionar as vendas em clientes que acessam sua loja virtual.

Por exemplo, nós da Igoal disponibilizamos um Gatilho On Site que mapeia a navegação do consumidor dentro do loja virtual e exibe um banner overlay no momento exato para uma melhor conversão.

No que diz respeito a essas ofertas cujo intuito é escoar o estoque parado, é necessário que elas tenham um prazo pré-determinado pra acontecerem. Se os preços especiais de determinados produtos estiverem disponíveis por muito tempo, certamente os clientes se acostumarão com o valor, e a ação perderá credibilidade.

Para que essa ação que envolve promoções especiais dê ainda mais resultado, faça uma ampla divulgação entre os seus clientes, como em redes sociais ou por e-mail marketing.

Realize vendas combinadas

Uma das táticas mais interessantes para se livrar daquele estoque “teimoso” é oferecer um produto a um preço especial, associado a outro produto com preço normal e que tenha boas vendas em sua loja.

A depender da combinação de produtos que fizer (os chamados combos), você pode fazer a propaganda de um item de rotatividade normal oferecendo um do estoque parado com uma determinada porcentagem de desconto. Pode ter certeza: isso atrai bastante a atenção dos clientes.

Use a estratégia da cauda longa

Já ouviu falar de uma teoria chamada cauda longa? Pois bem, basicamente ela mostra que o ideal não é vender uma grande quantidade de um produto amplamente popular. A melhor estratégia é vender pequenas quantidades de itens variados, trabalhando com nichos bem específicos.

Em outras palavras, como estamos falando em escoar o estoque encalhado de uma loja, a melhor ação possível é determinar que tipo de comprador gostaria daquele produto que você está tentando eliminar, fazendo ações direcionadas a esse tipo de consumidor.

Faça a criação de um outlet em seu site

Ter um outlet permanente nos sites está virando uma ótima estratégia para se ver livre daquelas coleções antigas que ficaram encalhadas em seu estoque, por exemplo.

É preciso, no entanto, ficar atento para que essa estratégia não afete negativamente as vendas de sua loja como um todo. Ou seja, somente os itens que sobraram em seu estoque é que deverão ter um desconto especial. Dessa forma, os clientes não deixarão de comprar os outros produtos que possuem um valor original.

O outlet, portanto, é apenas para uma determinada quantidade de produtos que se encontram em uma situação específica (estoque encalhado). E só.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *