Como vender mais no e-commerce? Veja a resposta de 6 especialistas

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Consultamos 6 especialistas que atuam diretamente com e-commerce para entender o que eles fazem, em suas áreas específicas, para vender mais. O resultado é um conjunto de importantes dicas que devem ser avaliadas com atenção. 

Aproveite a experiência de cada um e impulsione as vendas.    

Planejamento e Usabilidade

Para Klaus Franz, Fundador da Prumo Digital, “o planejamento de um canal de venda deve por óbvio levar em conta a demanda. A demanda é formada por fatores como necessidade e desejo do cliente final. No e-commerce a busca pela melhor experiência do usuário é uma constante e sua importância está em exponencial crescimento. Facilitar a compreensão com conteúdo de qualidade e agilizar o processo com funcionalidades estrategicamente desenhadas é o atalho para um canal de sucesso.

No mundo da Moda, onde o foco geralmente pende mais pelo desejo e realização, se torna fundamental entregarmos ferramentas para facilitar a experiência deste cliente e encurtar passos até a finalização da compra. Durante o processo de seleção de cores e tamanhos, com grades diferenciadas e até mesmo com múltiplas marcas, precisamos pensar em facilitar a consulta do que foi escolhido. Para isso uma estratégia de usabilidade muito eficaz é a exibição do Carrinho de Compras sem retirar o usuário da página em que está navegando. Assim fica simples conferir o que está sendo comprado sem perder o foco do cliente no produto ou sessão em que ele se encontra. A evolução deste modelo permite a seleção de quantidades e cálculo de frete para trabalhar também, além da facilidade de uso, a aceleração da tomada de decisão que culminará na compra. 

Recentemente aplicamos esse conceito na implantação da loja virtual B2B2C da Marlan, uma indústria de moda infantil.

Experiência do Cliente

Segundo Vinicius Dias Santos, Especialista em Projetos Digitais da Oi, “venda é envolvimento. Para vender mais e com boa margem, você precisa entender e se aproximar do seu cliente. Personifique sua jornada e monte seus clusters permitindo diversos tipos de experiência em sua loja. Trate o seu cliente como único. Ele clicou em uma TV de 50”? Você já sabe se ele é Flamengo ou Vasco? Se consome seus conteúdos on demand? Deveria saber para antecipar as necessidades dele. Isso vai muito além de ouvir seu cliente nas redes sociais ou criar os anúncios por comportamento. Preço baixo é forte, mas não pagará suas contas no final de cada mês. Transformar a experiência do cliente em única é o que sustentará o seu negócio por longo prazo.”

Gatilho + Design

Para Patricia Benthin, Analista de Marketing Sênior da Rhino Auto Parts, “o público que escolhe comprar online, precisa entender quais vantagens sua loja pode oferecer. Ainda hoje os principais gatilhos da decisão de compra são o preço e o frete. Portanto, seja criativo e foque em benefícios que podem ser agregados facilitando a vida do seu cliente, como por exemplo, mais condições de pagamento, parcelamento ou até mesmo frete gratuito a partir de um determinado valor das compras. Seu preço já é competitivo? Então foque na percepção e experiência do usuário em relação ao seu negócio. Um site com design atraente, organizado, com boas imagens dos produtos aliadas à informações claras e completas, gera valor a sua marca e impactos muito positivos, fazendo com que o cliente queira permanecer na sua loja por mais tempo. Comunicação facilitada e intuitiva fazem diferença.”

Atendimento + Venda

Para Luís Otávio Brognoli, Executivo de Contas da Duo Studio, “não importa se você já tem uma loja virtual ou mesmo se está começando do zero, as dicas a seguir podem fornecer insights valiosos. 

Chat Online: O atendimento ao cliente é uma das principais formas de reter os consumidores e criar uma boa imagem no mercado. Para garantir um bom relacionamento, é interessante disponibilizar um chat no site para que o público consiga tirar dúvidas sobre os produtos e o processo de compra, por exemplo.

Programa de fidelização: Um dos principais desafios das empresas é fidelizar os clientes. Para que isso se torne possível, é necessário investir na satisfação do público e encantá-lo, de forma que as pessoas pensem em comprar novamente em outras oportunidades.

Cross selling: O cross selling é uma técnica utilizada pelas lojas virtuais e físicas para tentar aumentar o ticket médio. Consiste em oferecer produtos relacionados aos que estão sendo comprados.

Up selling: O up selling também é uma técnica de venda voltada para aumentar o ticket médio e a lucratividade das vendas. Consiste em oferecer adicionais para melhorar a compra — que podem ser serviços, extensão de garantia ou um produto melhor, por exemplo. Na prática, a estratégia dos fast-foods de oferecer mais batata frita por R$ 1 ilustra muito bem como funciona o up selling.

Recuperação de carrinho: O abandono de carrinho deve ser monitorado e analisado a fim de identificar as possíveis causas e o que pode ser feito para corrigi-las. Entre os principais motivos estão o valor do frete, o prazo para entrega e a dificuldade em realizar o pagamento.

Dica extra para a sua loja: Segundo as análises, o tráfego na Black Friday deverá girar entre 1,48 e 1,79 bilhão de acessos. Isso representa um crescimento de até 30% da maior data do comércio online e já pode ser considerada uma das principais do varejo. Fique de olho!

Fotografia de Produto

Segundo Giselle Veríssimo, Fotógrafa e Fundadora da 1001 Clicks, “para se ter fotos de qualidade de seus produtos é necessário seguir alguns passos importantes. O primeiro deles é investir em um bom curso de fotografia para aprender sobre iluminação e funções da câmera, isto para quem não conhece nada ainda deste mundo.

Com o conhecimento adquirido, é hora de partir para fotografar! Será necessário ter organização, criando um fluxo de trabalho. Isso ajuda na rapidez da produção. Escolha um ambiente bem iluminado, caso não tenha condições de comprar equipamento no primeiro momento.

É imprescindível que o produto que será fotografado esteja limpo para as fotos. Tenha paciência e fotografe tudo o que o produto oferecer. Seja criterioso nos detalhes, mostrando sua melhor face e todas as suas funções. A escolha de um ângulo certo pode acrescentar muito valor no produto.

E por fim, mas tão importante quanto a fotografia, vem o tratamento de imagem. Você pode conseguir resultados incríveis com um bom retoque, além de poder ajustá-la como precisar. Tratar a imagem adequadamente pode trazer profissionalismo.”

EAD (Ensino a Distância)

Para Gustavo Loureiro, Professor Universitário e Fundador da DMC, “a compra de cursos online de uma forma geral ocorre por alguns motivos: 1) Normalmente são mais baratos que os cursos presenciais. 2) Fornecem flexibilidade de tempo e localização, pois o curso é feito remotamente, a qualquer hora do dia e de qualquer parte do país, o que acaba ajudando também na inclusão social, de pessoas que moram distantes e de portadores de deficiência. 3) Na grande maioria as aulas estão disponíveis para iniciar a qualquer momento (exceto nos cursos em tempo real), não dependendo de fechamento de turma e calendário de início e término. 4) Cursos online entregam valor ao aluno e muitos até emitem certificado de conclusão. 5) Com a pandemia de coronavírus, o EAD tornou-se fundamental. Desta forma, algumas dicas básicas são importantes para quem está investindo em negócios que envolvam cursos/treinamentos on-line:

Ter bom um relacionamento com fornecedores, como plataformas de ensino ou meios de pagamento, ajuda na redução do valor final do curso. 

Muitas plataformas de cursos online fazem um excelente trabalho de marketing, gerando tráfego qualificado e criando demandas de aprendizado. Mas se os cursos dos concorrentes  são melhores, são mais bem avaliados, possuem preços melhores, é hora de fazer o bom e velho benchmark.  

Outras questões que você precisa responder: Quem oferece cursos similares? A carga horária é a mesma? A metodologia de treinamento e o preço são os mesmo? Qual será o seu diferencial competitivo com relação às ofertas já existentes? Pensem nisso antes de lançarem seus cursos na internet.


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