O que os maiores gurus do mundo falam sobre Inteligência Artificial?

Categories Sem categoria

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo amplo da ciência da computação, voltada à construção de máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. Os avanços dessa tecnologia estão criando uma mudança de paradigma em diversas indústrias. 

Sem dúvida, a Inteligência Artificial tem grande potencial para influenciar diversos segmentos da sociedade. Embora leigos possam discutir todos seus benefícios, as opiniões de pesquisadores e personalidades bem conhecidas do setor conferem alguma credibilidade a essas discussões. 

Por que a Inteligência Artificial é importante?

Os algoritmos de Inteligência Artificial são projetados para tomar decisões, geralmente usando dados em tempo real. Eles são diferentes de máquinas passivas que são capazes apenas de respostas mecânicas ou predeterminadas. Usando sensores, dados digitais ou entradas remotas, eles combinam informações de uma variedade de fontes diferentes.

Além disso, os algoritmos analisam o material instantaneamente e agem de acordo com os insights derivados desses dados. Com grandes melhorias nos sistemas de armazenamento, velocidades de processamento e técnicas analíticas, eles são capazes de uma sofisticação tremenda em análise e tomada de decisão.

Hoje, a quantidade de dados gerados, tanto por humanos quanto por máquinas, supera em muito a capacidade humana de absorção, bem como interpretar e tomar decisões complexas com base nesses dados. A Inteligência Artificial constitui a base para todo aprendizado de computador e é o futuro de todas as tomadas de decisão complexas. 

Principais razões para a grande popularidade da IA

Longe de permanecer na teoria, a Inteligência Artificial e suas aplicações está ganhando grande popularidade. Hoje, empresas em todo o mundo estão aproveitando a IA para otimizar seus processos e obter maiores receitas e lucros.

O uso da IA incorporado em software, como CRM, automação de marketing e soluções analíticas, permite que os usuários otimizem processos, automatizem certas tarefas e ganhem uma vantagem competitiva com recursos de previsão. ​​

O que os maiores gurus do mundo falam sobre Inteligência Artificial

Universidades, governos, startups e gigantes da tecnologia (Google, Amazon, Facebook, Microsoft) estão investindo pesadamente em IA. Abaixo, vamos destacar algumas citações de figuras significativas quando o assunto é Inteligência Artificial:

 “Os robôs não vão substituir os humanos, eles vão tornar seu trabalho mais humanizado. Os robôs assumirão as tarefas mais difíceis, exigentes, perigosas e enfadonhas.” Sabine Hauert,Co-fundadora da Robohub.org.

“Se fizermos isso direito, poderemos desenvolver uma forma de trabalho que aproveite nossas capacidades humanas. O paradoxo final é que essa tecnologia pode se tornar um poderoso catalisador de que precisamos para recuperar nossa humanidade.” John Hagel, consultor especialista em negócios emergentes.

Tecnologia com implicações de longo alcance

Co-fundadora e CEO da empresa de software de reconhecimento de emoções Affectiva, Rana Kaliouby é apontada como uma das mulheres mais influentes em tecnologia. Sua empresa desenvolveu uma tecnologia que pode ler a resposta emocional de uma pessoa analisando suas expressões faciais. 

Essa é uma tecnologia com implicações de longo alcance. Algumas empresas adotaram esse software para analisar as reações dos clientes à sua publicidade, por exemplo.

“A IA pode ser muito útil para a sociedade. Mo que se refere ao trânsito, pode ser usada para monitorar o estado emocional de um motorista de carro, avaliando quando ele está cansado ou desatento”. Rana el Kaliouby, CEO da Affectiva.

Bill Gates

O magnata do software e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, tornou-se um entusiasta da IA. Ele vê essa tecnologia com bons olhos. A empresa tem investido em reconhecimento facial e emocional, autenticação de fala, análise de texto, entre outras aplicações baseadas em Inteligência Artificial.

“A Inteligência Artificial deve ser positiva se a administrarmos bem”.  Bill Gates, Co-fundador da Microsoft.

Mark Zuckerberg

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em uma recente troca de mensagens com Elon Musk:

“Se você está argumentando contra a IA, então você está argumentando contra carros mais seguros que não vão sofrer acidentes e contra ser capaz de diagnosticar melhor as pessoas quando estão doentes”.

Conclusão

A Inteligência Artificial e suas aplicações transformaram visivelmente o cenário dos negócios. Como um algoritmo de Inteligência Artificial avançado, pode oferecer mais velocidade e confiabilidade a um custo muito menor. Conheça as soluções da iGoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *