Google Nest Mini ou Amazon Echo Dot (Alexa): quem vence na Inteligência Artificial?

Categories Sem categoria

Para competir com o Echo Dot da Amazon, o Google lançou uma nova versão de seu popular pequeno alto-falante inteligente que abriga seu Google Assistant, o Google Nest Mini. Então, quem vence nessa competição pelo melhor assistente virtual controlado por voz?

Bem, em muitos aspectos, esses dispositivos são semelhantes em termos de design e recursos. Ambos estão no limite acessível de suas respectivas faixas de hardware. Além disso, foram projetados para levar Inteligência Artificial (IA) para dentro das casas sem ocupar muito espaço. No entanto, algumas diferenças importantes devem ser observadas.

Projeto

Ambos os aparelhos sofreram pequenos ajustes comparado aos designs das versões anteriores. O novo Google Nest Mini mantém o mesmo tamanho. Tal como acontece com a primeira geração, uma pequena linha de LEDs acenderá sob a capa para que você saiba quando o dispositivo está ouvindo ou processando uma solicitação.

A Amazon oferece uma estética semelhante. No entanto, a empresa usa seu anel de luzes azuis em torno da parte superior do Echo Dot para mostrar quando seu assistente de IA falante, Alexa, está ouvindo sua demanda. 

O Echo Dot com Relógio (uma versão maior) tem, como seu nome sugere, um relógio com luminosidade, exposto o tempo todo. Isso significa que pode se colocado em uma prateleira na sala ou na cabeceira da cama, algo com que o Google Nest Mini simplesmente não pode competir.

Por outro lado, ambos apresentam compatibilidade com uma série de dispositivos domésticos. Quando se trata de design, esses dois dispositivos inteligentes são bastante semelhantes, eles são pequenos, redondos e projetados para oferecer acesso rápido aos seus assistentes de IA. 

Inteligência Artificial e o Amazon Alexa Echo

O Echo Dot se tornou o padrão para um novo paradigma de computação que colocou a Amazon na competição com a Apple e o Google. Usando a plataforma Alexa, o Echo Dot é capaz de interagir por voz para reprodução de música, listas de tarefas e configuração de alarmes.

Além disso, oferece streaming de podcasts, reprodução de livros de áudio, previsão do tempo, tráfego e outras informações em tempo real. Ele também pode ser controlar outros dispositivos inteligentes para fins de automação residencial.

Com as novas telas visuais integradas, é possível ver o entregador na porta de casa, verificar se um bebê está dormindo, ver uma receita de bolo ou assistir um vídeo. Os dispositivos Echo Dot de nova geração integram-se a outros serviços de streaming de música e funcionam com diferentes aparelhos domésticos inteligentes, como por exemplo, para ligar e desligar luzes e TVs.

Com a criação de eletros mais compatíveis com Alexa, a Amazon está tornando mais fácil o funcionamento de todos os dispositivos em conjunto. 

Google é um defensor da Inteligência Artificial  

Já faz algum tempo que Google aderiu à Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina. O Google Nest representa o que provavelmente será o futuro do Google: acesso sob demanda a informações personalizadas. O ecossistema da empresa é vasto, e o Google Nest é outra maneira de aproveitá-lo.

O Google Nest pode parecer um produto residencial, mas também pode ser usado por empresas. Os consumidores usam o dispositivo como forma de entretenimento e informação. Por outro lado, com ele, as empresas podem usar vários recursos para automatizar processos e estender seu alcance de mercado. 

Existem inúmeras maneiras das empresas usarem o Google Nest, incluindo fazer chamadas, agendar compromissos, controlar dispositivos inteligentes e muito mais. A combinação do assistente por voz com um roteador Wi-Fi pode até tornar as unidades Google Nest a espinha dorsal das redes Wi-Fi de um escritório.

Conclusão

Por fim, este é um mercado emergente e o futuro está cheio de potencial. Os desenvolvedores ainda enfrentam desafios que vêm com o desenvolvimento de assistentes digitais ativados por voz. Mas, certamente, você começará a ver outros fabricantes integrando a Inteligência Artificial em seus produtos.

Em relação à batalha das duas gigantes, os número sobre market share favorecem à Amazon com o seu Echo Dot, seguindo como líder de vendas.

Aproveite e conheça todas as soluções da iGoal baseadas em Inteligência Artificial. Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *