3 filmes obrigatórios sobre Inteligência Artificial na Amazon Prime

Categories Sem categoria

Percebemos os efeitos da Inteligência Artificial (IA) em nossos smartphones, computadores e em diversas indústrias. Essa tecnologia, que não é mais um elemento fantástico de ficção científica, já está incluída em nossas vidas, sendo classificada em primeiro lugar entre as tendências tecnológicas que moldarão os próximos anos.

Então, não é surpresa que cineastas, sempre atentos a tudo que acontece no mundo, escrevam roteiros inspirados na IA. Neste artigo vamos relembrar alguns filmes que foram capazes de refletir de forma impressionante a tecnologia de Inteligência Artificial.

Da ficção para a vida real

Já faz tempo que a Inteligência Artificial abandonou o reino da ficção científica e está se infiltrando em nossas vidas. Embora ainda em um estágio inicial, a IA está lançando as bases para liderar uma revolução comparável àquela gerada pela Internet.

A Inteligência Artificial é a combinação de algoritmos formulados com o objetivo de criar máquinas que possuam as mesmas habilidades de um ser humano. Essa é uma tecnologia que daqui há alguns anos terá uma presença constante em nosso dia-a-dia.

A IA está presente na função de detecção facial de celulares, em assistentes de voz virtuais como Siri da Apple, Alexa da Amazon, e está integrada em nossos dispositivos cotidianos por meio de bots e aplicativos móveis. O objetivo de tudo isso é facilitar a vida das pessoas.

Confira agora 3 filmes obrigatórios sobre Inteligência Artificial na Amazon Prime

1 – Inteligência Artificial – IA

Inteligência Artificial – IA é um filme complexo, fascinante e visionário que nos mostra como tornar a vida melhor por meio do amor e da nossa imaginação. Escrito e dirigido por Steven Spielberg, ele mostra a face misteriosa e benéfica entre seres humanos e máquinas. 

A IA conta a história de um androide infantil programado para amar. Um menino robô desenvolvido para experimentar emoções humanas embarca em uma jornada de autodescoberta.

O filme também trata de vários outros temas importantes para nossa época, por exemplo: o poder da história para transmitir o milagre da transformação, a busca universal do indivíduo para ser amado e respeitado por suas qualidades únicas e o importante papel que as mulheres desempenham nutrindo o que há de melhor dentro de nós.

A narração de abertura de Ben Kingsley mostra que no futuro a Terra terá mudado muito. A calota polar derreteu e engoliu maior parte do litoral. Milhões morreram e robôs foram criados para ajudar os humanos. 

2 – Transcendence

O filme de ficção científica Transcendence custou US $ 100 milhões de dólares para ser produzido. No elenco estão Johnny Depp, Rebecca Hall, Paul Bettany, Kate Mara, Cillian Murphy, Cole Hauser e Morgan Freeman. 

A trama levanta a seguinte questão: “Uma superinteligência artificial será criada em breve? Se for, serão capazes de carregar a consciência em um computador? Johnny Depp é o ator principal desempenhando o papel de um cientista brilhante no campo da IA.

O filme sugere que, em vez de lutar contra a humanidade pela dominação, a Inteligência Artificial poderia se juntar aos humanos para melhorar os processos e levar o planeta a um destino mais satisfatório. 

Transcendence envolve a fusão do homem e da máquina, sendo que também mostra que ela pode ser tanto amiga quanto inimiga, mas de qualquer forma não podemos viver sem.

3 – Oblivion

Oblivion se passa no ano de 2077, 60 anos após uma invasão alienígena ter tornado a Terra praticamente inabitável. O filme apresenta nosso planeta desolado, mas tecnologicamente avançado. Tom Cruise é o ator principal no papel de Jack Harper, sendo uma das poucas pessoas que sobraram no planeta. 

Os outros sobreviventes se mudaram para Titã. Harper e seus colegas permanecem como técnicos, atendendo a robôs drones que defendem estações de coleta de recursos de extraterrestres. Todos foram submetidos a um sistema de remoção de memórias.

O principal conflito do personagem é encontrar sua real essência já que ainda insiste em recuperar suas memórias passadas em um ambiente hostil. Essa insistência tende a mudar definitivamente seu futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *