Como a Inteligência Artificial funciona nos carros elétricos

Categories Sem categoria

Os carros elétricos têm se tornado cada vez mais populares em todo o mundo, sendo que a Inteligência Artificial (IA) está presente em quase todas as facetas do processo de fabricação desse tipo de veículo. 

Muitos países têm oferecido políticas de recompensa e facilitado o estabelecimento de estações de carregamento de veículos elétricos (VE) e estações de troca de bateria para encorajar o uso de carros elétricos pelo público.

As tendências atuais mostram que a popularidade dos veículos elétricos aumentou significativamente nos últimos anos, causando mudanças não apenas na indústria automotiva, mas nos negócios em geral e na sociedade.

Inteligência Artificial na indústria automotiva

Praticamente todos os fabricantes de automóveis, incluindo BMW, Ford, General Motors, Jaguar e Toyota, anunciaram planos para construir mais veículos elétricos e eliminar gradualmente os carros com motores de combustão interna.

Da mesma forma que os fabricantes de automóveis estão correndo para desenvolver soluções baseadas em Inteligência Artificial, também há uma série de empresas e startups com o mesmo propósito. A IA e o aprendizado de máquina estão sendo implementados na forma como os veículos são construídos e como operam na estrada.

A popularidade dos carros elétricos

A empresa americana Tesla mudou a opinião de muitas pessoas sobre os carros elétricos. Seus veículos apresentam interfaces de tela de toque avançadas, capacidades de direção autônoma e muito mais. 

Em um futuro próximo, podemos esperar ver veículos completamente autônomos em nossas estradas. Após o sucesso da Tesla, muitos fabricantes de automóveis estão produzindo carros elétricos com capacidades futurísticas.

Com a crescente demanda por veículos elétricos, a indústria automotiva está aproveitando tecnologias avançadas para mapear o interesse do cliente e assim atualizar os protótipos existentes. 

Análise preditiva para manutenção

A Inteligência Artificial também está no espaço da tecnologia de baterias para carros elétricos, combinando o poder da análise preditiva e inteligência de dados. Essa integração tecnológica visa alcançar alta eficiência da bateria e confiabilidade operacional. 

Os fabricantes de baterias e os fabricantes de veículos elétricos estão aproveitando as ferramentas de análise preditiva para melhorar o desempenho do produto final.

Amostras de Inteligência Artificial

Hoje, muitos modelos de carro têm assistentes de condução como detector de pontos cegos, alerta de colisão, entre outros recursos que oferecem visão artificial através da câmera que é montada no para-brisa.

Assim, se uma janela equipada com esses sistemas for substituída, a câmera deve ser recalibrada também, como outros sensores e algoritmos de processamento de imagem. Desta forma, é possível reconhecer diferentes ambientes, identificar situações de risco, detectar sinalizações de trânsito, pedestres ou ciclistas.

Outras amostras de Inteligência Artificial encontram-se atualmente em comandos de voz. O sistema é capaz de aprender as nossas rotinas (movimentos habituais, música e temperatura preferida) para automatizá-las.

A marca coreana Hyundai desenvolveu uma função baseada em IA com aprendizado de máquina. É um controle de velocidade que reconhece, analisa e aprende com os padrões de direção do usuário como manter uma distância segura do carro da frente e acelerar. 

Previsão com base em hábitos de direção

Entre as aplicações da Inteligência Artificial em carros elétricos, está a tecnologia que permitirá prever eventuais danos nos veículos com base nos hábitos de direção do motorista. 

No curto prazo, pode também ajudar a prever e evitar engarrafamentos, bem como antecipar a evolução do trânsito através do controle dos semáforos e dos fluxos de automóveis, por exemplo, de zonas residenciais a grandes centros urbanos.

Finalmente, a IA será usada para gerenciar de forma mais eficiente frotas de veículos compartilhados, pontos de carregamento para carros elétricos, vagas de estacionamento e conexões em sistemas de mobilidade multimodal, entre muitos outros usos.

A iGoal é uma empresa de tecnologia que utiliza Inteligência Artificial em suas soluções para e-commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *