5 métricas para medir a saúde da sua loja virtual

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Os negócios mais bem-sucedidos de e-commerce são aqueles que aproveitam as métricas para tomar decisões. Esses dados dizem tudo o que você precisa saber sobre o desempenho da sua loja virtual, desde o número de vendas por dia, semana e mês, até o ticket médio de todos os itens comprados em um determinado momento, e muito mais.

No entanto, isso não significa que você deve rastrear e otimizar cada métrica disponível, mas sim aquelas que causam o maior impacto em seu negócio. Para apontar a direção certa, aqui está uma lista com 5 métricas fundamentais para medir a saúde da sua loja virtual.

1 – Fluxo de receita

Certamente você já se fez essa pergunta: “Por que minhas vendas caíram este mês depois de um mês anterior tão forte?” Para poder responder, você precisa observar como está se saindo sua receita ao longo de um período mais longo. É preciso levar em consideração tudo o que a afeta, como sazonalidade e feriados, por exemplo.

Ter uma visão geral mostrará padrões e tornará as previsões de vendas e o orçamento mais fáceis. Além disso, você deixará de se preocupar com as flutuações mensais e se concentrará no desenvolvimento de longo prazo. 

2 – Taxa de conversão de vendas

Sua taxa de conversão de vendas de comércio eletrônico é, simplesmente, a porcentagem de pessoas que visitam sua loja virtual e fazem uma compra. Vamos supor que 1.000 pessoas visitaram sua loja essa semana, mas apenas 10 fizeram uma compra, nesse caso sua taxa de conversão para a semana seria de 1%.

Agora, a grande questão: como posso melhorar minha taxa de conversão? Esse é um tema amplo, mas algumas coisas que você pode tentar incluem:

  • Monitorar os preços dos concorrentes e ajustar os seus.
  • Testar todo o processo de venda, da home, passando pela página do produto até o checkout.
  • Avaliar o design com especialistas, para ter uma identidade visual profissional e que gera credibilidade.
  • Disponibilizar várias e boas fotos de produtos. E colocar uma descrição completa, que resolva todas as dúvidas do cliente.

3 – Tráfego do site

Depois de rastrear e otimizar sua taxa de conversão, você pode pensar em trazer mais pessoas para sua loja virtual. É aqui que entra a medição do tráfego do site. Então, vamos voltar para sua taxa de conversão de 1%. 

Após a otimização, vamos supor que essa taxa aumentou para 5%: 50 vendas para cada 1.000 visitantes. Podemos então deduzir que, se você conseguir que 10.000 pessoas visitem sua loja virtual, multiplicará suas vendas por dez.

Isso não é uma garantia, mas é importante fazer com que as pessoas saibam que sua loja online existe para maximizar sua probabilidade de gerar mais vendas. Para aumentar o tráfego da sua loja virtual, você pode:

– Promover suas ofertas nas redes sociais.
– Otimizar sua loja para os motores de busca, como o Google.
– Aumentar o número de pessoas com anúncios no Facebook e Instagram.

4 – Valor de vida do cliente

O valor de vida do cliente mede o valor total do que você ganha de um cliente médio ao longo de sua vida. Por exemplo, se um cliente típico fizer seis transações, cada uma no valor de R$ 30, o seu valor de vida seria R$ 180. 

Observe que você ainda terá que deduzir seus custos de aquisição desse número, o que nos leva ao próximo ponto. Essa métrica é importante porque serve como uma referência de quanto você pode gastar para adquirir clientes e o que você deve fazer para mantê-los.

Para aumentar o valor de vida do cliente da sua loja virtual, você pode trabalhar para melhorar o ticket médio do pedido e fidelizar os clientes existentes para que se tornem compradores recorrentes.

5 – Ticket médio

Obviamente, você deseja que seus clientes gastem o máximo possível em sua loja virtual. Como o nome sugere, o ticket médio refere-se ao valor médio de cada compra realizada em sua loja. Para fazer esse cálculo, basta dividir o valor da soma de todas as vendas pelo número de pedidos.

Rastrear o ticket médio permite que você descubra como fazer com que as pessoas gastem mais em cada compra que fazem. Aqui estão algumas maneiras de aumentar essa métrica:

– Faça upsell em sua loja virtual para sugerir itens complementares aos clientes, com o objetivo de aumentar o valor de sua compra principal.

– Ofereça produtos como um kit para que os clientes obtenham um pequeno desconto em cada item, em vez de comprá-los separadamente.

– Ofereça frete grátis em compras acima de certo valor para levar os clientes a maximizarem seus gastos.

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