
A chegada de um novo ano leva a reflexões em muitas áreas. O que 2021 reserva para Inteligência Artificial (IA)? Espera-se que essa tecnologia cresça em diferentes setores, como varejo, viagens, saúde, entre outros.
De fato, a IA tem um imenso potencial tanto que o comércio eletrônico tem se beneficiado de todos seus recursos. Logo após o final de um ano desafiador, os líderes empresariais já estão avaliando estratégias e táticas para aumentar a eficiência e ganhar competitividade no universo de compras online.
Nesse contexto, a Inteligência Artificial tem um papel muito importante. Sua aplicação em lojas virtuais será generalizada nos próximos anos. Além disso, veremos a IA em todos os aspectos de nossas vidas.
Inteligência Artificial e redes 5G
Em termos de tecnologia, Inteligência Artificial e redes 5G serão as tendências que marcarão o mundo nesse ano de 2021. O objetivo principal da rede móvel é a implementação da Internet das Coisas.
Isso tudo permitirá que a qualidade dos dispositivos conectados à rede se multiplique de forma incrível, assim como o uso de assistentes inteligentes. Portanto, Siri, Alexa e Google Assistant terão mais trabalho do que nunca.
Crescimento do e-commerce é acompanhado pela IA
As vendas pela Internet dispararam nos últimos meses, resultando no crescimento do setor de comércio eletrônico. Diante desse cenário, a Inteligência Artificial se tornou uma ferramenta indispensável para oferecer melhorias na eficiência dos negócios quando aplicada em áreas como a segmentação de clientes.
Além disso, tem um enorme potencial para aprimorar a experiência do usuário, fazendo recomendações de produtos baseadas em algoritmos e oferecendo personalização de conteúdo, assistentes virtuais e recursos de pesquisa mais avançados. Tudo isso ajudará as empresas a se diferenciarem, posicionando-se melhor em relação à concorrência.
Assim sendo, se os novos hábitos de compra realmente criarem raízes, as empresas terão que cultivar cuidadosamente a experiência de compra do cliente. Para isso, as marcas terão que trabalhar em estratégias para entender melhor seu público-alvo, identificar suas preferências e necessidades.
Previsões de especialistas
De acordo com as previsões feitas pela consultoria Gartner, até 2023 a maioria das empresas que usam IA em suas plataformas de e-commerce alcançaram uma melhoria na satisfação do cliente de pelo menos 25%, acompanhada por aumento de receita e redução de custos.
Portanto, torna-se fundamental estabelecer uma comunicação relevante com os consumidores, fornecendo facilidades de transação. É aqui que as técnicas por trás da Inteligência Artificial podem se tornar importantes aliadas das lojas virtuais, fortalecendo as vendas online de várias maneiras.
Personalização
Compreender cada cliente permite oferecer a experiência personalizada que eles estão esperando ao fazer compras. Alcançar isso depende de sistemas impulsionados por aprendizagem de máquina, que permitem a geração de conteúdo em tempo real com base no comportamento do usuário.
Assim é possível prever a próxima etapa do comprador, colocando o comerciante um passo à frente ao simplificar o processo de compra. Além disso, fazer uso de chatbots ou assistentes virtuais não apenas melhoram a comunicação com o cliente, mas também fornecem suporte sempre que necessário e podem criar promoções com base nas preferências dos consumidores.
Capacidade preditiva
O lado logístico do processo também pode se beneficiar dessas tecnologias. A Inteligência Artificial ajuda as plataformas de e-commerce a prever a demanda futura, analisando os padrões de consumo do site e antecipando as necessidades de estoque.
Essa maior eficiência reduz custos e melhora o desempenho dos negócios. Uma vez que não podemos ignorar a importância da experiência de entrega no contexto do comércio eletrônico. A qualidade e rapidez na entrega do produto são essenciais para aumentar a fidelidade do cliente.
Segurança dos dados
Em 2021, os usuários online esperam mais segurança em seus dados pessoais armazenados em plataformas de e-commerce para não serem vítimas de golpes.
A boa notícia é que o uso de técnicas de IA, como análise de dados avançada e aprendizagem de máquina, torna possível aumentar a segurança fornecendo ferramentas inteligentes para evitar fraudes.
Com a IA, as transações de pagamento podem ser pontuadas de acordo com uma série de parâmetros, como ID do cliente, valor ou país de origem e, caso a transação não atenda a certos critérios, o sistema pode sinalizar a transação como um risco ou até mesmo fazer o bloqueio instantaneamente.