Quem é Jorge Paulo Lemann e como nasceu a B2W?

Categories Sem categoria

Você já ouviu falar em Jorge Paulo Lemann? E na empresa B2W Digital? Estamos falando de um dos homens mais ricos do Brasil e de uma grande empresa controlada pela Lojas Americanas SA.

Desde 1982, Lemann e seus parceiros de negócios de longa data, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira investem na B2W. A empresa se dedica principalmente ao varejo de mercadorias por meio da Internet. 

A B2W administra plataformas digitais que comercializam diversos tipos de produtos, por exemplo: aparelhos eletrônicos, brinquedos, peças de vestuário, relógios, perfumes, eletrodomésticos, instrumentos musicais, móveis, entre outros. 

As marcas que compõem a B2W incluem Americanas, Submarino, Shoptime e SouBarato. Além disso, por meio da Digital Finance, Submarino Finance e Ame, a empresa oferece serviços de pagamentos e créditos financeiros.

Como nasceu a B2W?

Para entender como nasceu a B2W é preciso conhecer a trajetória de Jorge Paulo Lemann. O nome dele é bastante popular no mercado financeiro. Nascido no Rio de Janeiro em 1939, se formou em Economia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e logo depois se mudou para Zurique na Suiça, país natal de sua família.

Ele estagiou no conceituado banco Credit Suisse, mas se sentiu frustrado em apenas atender telefone e selar cartas. Curiosamente, ele pediu demissão e passou a se dedicar ao seu esporte favorito: o Tênis. Lemann foi um atleta talentoso e ganhou diversas competições no Brasil. No entanto, sua vontade de empreender ainda estava viva.

Empresário e estrategista

Aos 27 anos, Jorge Paulo Lemann abriu uma empresa financeira chamada Invesco. Mas não foi bem sucedido, decretando falência. Mais maduro, aos 32 anos, ele adquiriu uma modesta corretora de valores carioca, a Garantia.

Em pouco tempo, o jovem empresário transformou esse negócio no primeiro banco de investimentos do Brasil. Ele também fundou a GP Investimentos, empresa de capital de risco. O Banco Garantia foi vendido em 1998.

Nesse período, Lemann e os sócios Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira compraram a Lojas Americanas. Sete anos depois, compraram a cervejaria Brahma. Mostrando sua aptidão para consolidar marcas e gerar lucros, Lemann abriu caminho para a criação da B2W, maior sistema de integração de comércio eletrônico do mercado brasileiro.

Nascida em 2006, a B2W é o maior conglomerado de comercio eletrônico da América Latina, trabalhando também com Marketplace. Dessa forma, empresas de qualquer tamanho têm a oportunidade de anunciar seus produtos nos e-commerces mais populares do país para ampliar seu faturamento. 

Investidor de sucesso

Com sua experiência à frente do banco Garantia, Jorge Paulo Lemann era reconhecido como um grande investidor. Ao vender a GP Investimentos para seus funcionários, o que parecia um contrassenso foi explicado com o anúncio da criação da empresa 3G Capital em 2004. Trata-se de um fundo de investimentos focado em grandes aquisições, com sede no Rio de Janeiro e em Nova Iorque.

Ao mesmo tempo, Lemann e seus sócios trabalhavam para formar a InBev, uma nova cervejaria que já nasceu com um grande volume de produção e liderança nas vendas. O empresário ainda tem participação em marcas como Trident, Oreo e Heinz.

Lemman, mesmo com altos e baixos, não deixou de expandir seus negócios e buscar novos horizontes. Na década de 2000, criou fundos para investir em startups de tecnologia, então surgiu o Innova Capital.

O objetivo era comprar empresas inovadoras para obter bons retornos financeiros. Assim, Lemman comprou parte da rede social Snapchat e a Movile, dona do aplicativo iFood.

Conclusão

Por fim, atualmente com 81 anos de idade, Jorge Paulo Lemann também se dedica a projetos filantrópicos que estimulam o empreendedorismo, sendo conselheiro da Endeavor Brasil.

A entidade pretende fazer com que o Brasil seja reconhecido pelo impacto gerado por seus empresários, destacando Lemman como exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *