4 dicas para fotografia de produto em lojas virtuais

Categories Sem categoria

As fotos dos produtos em lojas virtuais são muito mais importantes do que você pensa. É um fator determinante no momento da compra. A maioria dos clientes leva em consideração a qualidade das imagens de certos itens na hora de decidir fazer ou não o pedido.

Portanto, é fundamental cuidar das imagens publicadas em seu e-commerce para garantir que suas taxas de conversão e as vendas não sejam afetadas. Saiba que fotos mal feitas podem influenciar a quantidade de tráfego orgânico que você recebe em seu site.

Então, como você apresenta seus produtos da melhor forma para maximizar as vendas? Abaixo estão algumas dicas para a criação de imagens com uma ótima aparência.

Dicas para otimizar as imagens dos produtos da sua loja virtual

Todo proprietário de e-commerce precisa estar ciente das atuais estratégias para a publicação de imagens de produtos, por exemplo:

1 – Adicione o máximo de imagens que puder

Incluir várias imagens do seu produto, destacando diversos aspectos tende a ajudar os compradores a visualizar completamente o item, como se eles estivessem manipulando-o em uma loja física. 

Então, por que confiar em uma única imagem para obter uma alta taxa de conversão? O ideal é usar em média cinco fotos em uma única página de produto. 

Geralmente, os consumidores procuram oportunidades para realizar uma compra vantajosa, então a chave para fazer a venda é apresentar fotos de qualidade. Isso é especialmente verdade quando seu produto não tem diferença perceptível de preço em relação aos concorrentes.

Vale lembrar que alguns segmentos permitem que os produtos sejam apresentados com uma composição mais elaborada. Exemplos: modelos vestindo roupas atraem mais que expor a roupa em cabide ou manequim. Ou mobiliário, aplicado em um cenário real de ambiente.

2 – Use fotos de alta qualidade

Um dos problemas mais significativos das compras online é que os clientes não conseguem tocar e sentir a mercadoria. Embora ainda não haja nenhuma maneira de fornecer a eles a capacidade de sentir ou testar o produto, você pode pelo menos deixá-los ver os itens de vários ângulos em alta resolução. 

O que você precisa fazer é fornecer a seus clientes uma função de zoom de imagem para permitir que eles apliquem esse recurso em qualquer parte das imagens do produto e tomem decisões mais inteligentes. 

Claro, você não quer que seus usuários ampliem a imagem de um produto com qualidade ruim. Esteja ciente de que os clientes preferem ver os produtos de todos os ângulos: frente, verso, topo, base e assim por diante para verificar a qualidade e funcionalidades. 

3 – Faça vídeos quando possível

Quando os consumidores fazem compras online, certas experiências são limitadas. As empresas sempre têm que criar maneiras inovadoras e criativas para os clientes explorarem os produtos. Então, o que acha de fazer um vídeo? 

Depois de assistir a um vídeo sobre as funcionalidades do produto, as pessoas têm maior probabilidade de fazer a compra. Dependendo dos produtos que você vende em seu e-commerce, pode ser necessário mostrá-los em uso para expor sua função em situações cotidianas. 

Por exemplo, uma loja virtual de calçados tem a possibilidade de criar vídeos mostrando o conforto que certo tênis proporciona durante uma caminhada. A vantagem dos vídeos é que eles permitem que você divulgue muito mais informações do que nas imagens.

4 – Adote os conceitos básicos de SEO nas imagens

Quanto melhor for a informação que você fornecer para os mecanismos de pesquisa como o Google, mais resultados você receberá. Não importa o quanto você tente otimizar as imagens do produto, se você ignorar esse detalhe, provavelmente perderá vendas. Além do texto alternativo e do nome do arquivo, você também deve considerar o uso de legendas em suas fotos, caso a plataforma permita.

Conclusão

As imagens dos produtos podem ajudar os compradores a terem uma melhor “sensação” virtual dos itens que você oferece. Portanto, produtos com diferentes fotos de alta qualidade apresentam taxas de conversão mais altas do que aqueles com fotos de baixa resolução.

Boas fotos capturam a atenção dos consumidores, já que é o que o cliente percebe primeiro ao acessar um site. Além disso, você sempre precisa presumir que os clientes farão uma comparação com os produtos do seu concorrente antes de tomar uma decisão de compra. Portanto, certifique-se de que as fotos dos seus produtos proporcionem uma vantagem competitiva.

Coordenador De Marketing Digital na iGoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *