Abandono de Carrinho: utilize a Inteligência Artificial para evitá-lo

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As altas taxas de abandono do carrinho de compras é um grande problema para qualquer loja virtual que busca aumentar as vendas e crescer em seu mercado.

O que muitos varejistas ainda não sabem, é que as campanhas de recuperação de carrinhos abandonados que geram melhores resultados são aquelas baseadas em Inteligência Artificial (IA).

Por exemplo, os esforços de e-mail retargeting continuam sendo uma ferramenta poderosa em e-commerces, trazendo de volta cerca de 30% dos usuários. 

Outro recurso importante é o cross sell, que consiste em apresentar aos clientes um produto que complemente o que ele vai comprar. Portanto, combinar diferentes estratégias baseadas em IA é a chave para reduzir as taxas de carrinhos abandonados.

O que é o abandono do carrinho de compras?

O abandono do carrinho de compras ocorre quando os clientes adicionam itens ao carrinho, mas saem antes de finalizar a compra. 

A taxa de abandono do carrinho é uma métrica de negócios fundamental para os varejistas monitorarem, pois está fortemente relacionada às taxas de conversão e à receita. 

Uma alta porcentagem de abandono do carrinho é um indicador comum de atrito no processo de checkout ou na experiência de compra do cliente.

Principais razões que levam o cliente a desistir da compra

Processo de pagamento demorado, questões de segurança e custos de envio são alguns dos principais fatores que levam ao abandono do carrinho de compras. 

Mesmo que os varejistas não possam eliminar totalmente esse problema da sua loja virtual, é importante entender o que está fazendo com que os clientes desistam da compra e ser proativo na otimização dos pontos problemáticos para proteger sua taxa de conversão. 

Conheça alguns dos motivos mais comuns para o abandono do carrinho de compras.

Checkout longo: um processo de compra complicado com muitas etapas e vários preenchimentos de formulários pode aborrecer os clientes e impedir a finalização do pedido. 

Custos de envio: os clientes podem reavaliar a compra quando percebem que o valor do frete é muito alto.

Questões de segurança: se o cliente não se sentir seguro ao fornecer informações pessoais de pagamento, não dará continuidade à compra. 

Compra de comparação: não é incomum que os compradores em busca de ofertas adicionem itens a um carrinho e, no final das contas, comprem de outro varejista que ofereça um negócio melhor. 

Opções de pagamento: os compradores online desejam concluir sua compra usando os métodos de pagamento mais convenientes para eles. Alguns podem estar dispostos a aceitar a opção padrão, mas outros não. Portanto, é importante oferecer diferentes opções.

Prazos de entrega: os compradores esperam que seus itens sejam entregues em um prazo razoável. Se eles tiverem que esperar muito tempo, a chance de compra diminui.

Cupom de desconto: todos querem descontos e se um cupom não funcionar na finalização do pedido, pode ser frustrante e gerar uma desistência.

Use a Inteligência Artificial para reduzir as taxas de abandono do carrinho

A seguir, vamos destacar duas ferramentas de IA comprovadamente eficientes para recuperar vendas perdidas.

E-mail retargeting

Através do envio de e-mails personalizados após o abandono do carrinho, é possível recuperar a venda perdida. A ideia dessa estratégia de e-mail retargeting é lembrar os usuários que eles não concluíram a compra e dar a eles a oportunidade de continuar de onde pararam. 

Para agilizar o processo, considere oferecer um link que os leve ao estágio exato em que estavam antes de partir. Oferecer um pequeno desconto também é uma boa maneira de estimular os clientes a reconsiderar a compra.

Outro recurso de retargeting é destinar anúncios redirecionados para consumidores de carrinhos abandonados. Essa é uma prática padrão para muitas estratégias de marketing, porque historicamente funcionam. Na verdade, os anúncios de retargeting têm maior probabilidade de serem clicados do que os anúncios gráficos não redirecionados. 

Cross sell

O cross sell, também conhecido como venda cruzada, é uma estratégia de marketing baseada em sugerir ao comprador alguns itens relacionados com o que ele já tem no carrinho. Um exemplo disso seria sugerir a adição de meias quando um cliente está comprando um par de sapatos.

Recomendar produtos de forma inteligente é uma tática poderosa para aumentar o ticket médio dos pedidos em até 3 vezes em uma loja virtual. Usando recursos de Inteligência Artificial é possível sugerir produtos complementares de acordo como o comportamento de compra de cada usuário.

Conclusão

Por fim, a Inteligência Artificial é uma tendência no e-commerce, sendo uma poderosa estratégia para recuperar vendas perdidas. Sabendo disso, a iGoal oferece as melhores ferramentas de IA para a recuperação de carrinhos abandonados em lojas virtuais.

Coordenador De Marketing Digital na iGoal

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