A Inteligência Artificial é capaz de entender as emoções humanas?

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A inteligência emocional chega quase automaticamente aos humanos, já que reagimos por instinto. Embora alguns sejam mais perceptivos do que outros, podemos facilmente interpretar as emoções e os sentimentos das pessoas ao nosso redor. 

Essa inteligência de nível básico com a qual nascemos e ao longo do tempo aprendemos, nos diz como nos comportar em certos cenários. Então, essa compreensão automática pode ser ensinada a uma máquina?

De acordo com a cientista da computação Rana El Kaliouby, é possível criar uma Inteligência Artificial (IA) capaz de compreender a comunicação não verbal dos humanos. Ou seja, fala, tom de voz, gestos e expressões faciais.

Inteligência Emocional Artificial

A habilidade dos robôs de aprenderem a entender, fazer simulações e reagir às emoções humanas é um fenômeno chamado de Inteligência Emocional Artificial. Um exemplo disso é a avaliação que os consumidores fazem de um produto específico. As pessoas se baseiam mais em emoções do que informações referentes ao item em questão.

É possível afirmar que as empresas que vendem mais são aquelas que consolidam junto ao seu público-alvo conexões baseadas em emoções. Portanto, as decisões de compra também são influenciadas por sentimentos.  É aqui que entra a Inteligência Emocional Artificial.

Não é novidade que os vendedores mais bem sucedidos são aqueles que têm a capacidade de perceber o estado emocional do cliente e, dessa forma, oferecer um produto que atenda melhor suas necessidades. Assim, tende a persuadir sutilmente a decisão de compra. Com a ajuda da Inteligência Artificial essa ação pode ser replicada de maneira mais aprimorada.

Emotion IA

A Emotion IA, também conhecida como computação afetiva, refere-se ao ramo da Inteligência Artificial que visa processar, compreender e até mesmo reproduzir as emoções humanas. A tecnologia tem o objetivo de melhorar a comunicação natural entre o homem e a máquina para criar uma Inteligência Artificial que se comunique de uma forma mais autêntica. 

Tal como acontece com os humanos, as máquinas podem produzir percepções mais precisas sobre nossas emoções a partir de vídeo e fala do que apenas texto. Análise de sentimentos é o processo de identificar atitudes do usuário para determinado assunto através de algoritmos. Isso pode ser aplicado em muitos setores, principalmente no e-commerce para levar a comunicação a outro nível.

Atualmente, detectar padrões é um recurso de Inteligência Artificial muito usado no e-commerce. Porém, essa tecnologia tem a capacidade de fazer muito mais ao compreender as emoções humanas e dar uma resposta de maneira acertada, reproduzindo a ação de uma pessoa real.

A IA pode mostrar emoção?

Em muitos casos de uso, como Chatbots e assistentes virtuais de Call Center, as empresas estão investindo no desenvolvimento do Emotion IA não apenas para entender as emoções dos clientes, mas para melhorar a resposta dessas plataformas individualmente. 

Ser capaz de simular emoções humanas oferece as lojas virtuais mais autenticidade. Portanto, se as máquinas podem entender como nos sentimos e produzir uma resposta útil, até mesmo atenciosa, elas são emocionalmente inteligentes. 

Coordenador De Marketing Digital na iGoal

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